quarta-feira, 22 de abril de 2015

Praça Capricórnio Ubatuba, o verão começa aqui






Fundada em meados 2001, a Praça Capricórnio é localizada na Avenida Nove de Julho no centro de Ubatuba. A Praça se destaca pela beleza natural e por estar situada à frente a orla (Oceano Atlântico). Também tem como importante referência de localização, pelo fato de também estar à frente do Aeroporto Municipal. 

A Praça leva o nome "Capricórnio" por estar sob a linha imaginária do trópico de capricórnio. Tem a representação de que nela ocorre o zênite solar no meio dia de cada 22 de dezembro. Através disso Ubatuba é considerada a primeira cidade à receber os raios de sol do verão no hemisfério sul, entre os dias 21 e 22 de dezembro de acordo com o ano bissexto.

 A Praça é sem dúvidas é um grande cartão postal da cidade, cercada pela vegetação em extinção "Jundú" (Restinga) e com uma arquitetura de mensagem subliminar, é um ambiente de convívio social onde é frequente a prática de modalidades esportivas e culturais, destaque para as modalidades Skate, Paraquedismo, Stand UP Paddle, Aviação, Basquete Ball e outras. 

Importante ressaltar que no local existiu um famoso rancho de pesca onde viveu dois personagens da rica história caiçara "Zé Capão e Alfredo Vieira" que por muitos anos foram os moradores do trecho representativo a linha imaginária do trópico, envolvendo cultura tradicional e geografia indiretamente com diversos contos e estórias. 

Atualmente a AUSK (Associação Ubatuba de Skate) organiza e executa atividades no local, fomentando arte, cultura e entretenimento. Está incluso no estatuto social da AUSK a realização do Festival "Dia do Sol Ubatuba - Solstício de Verão" que este ano completará sua 6ª ano. 

                    

Por : Elton Herrerias Junior


Nenhum comentário:

Postar um comentário