quarta-feira, 22 de abril de 2015

Praça Olavo Bilac - A Praça do Cristo Redentor de Ubatuba



Você vive falando do Cristo Redentor do Rio de Janeiro né, talvez saiba que perto da sede da TV Vanguarda em Taubaté existe também uma imagem do cristo, conhecida por muitos.

E em Ubatuba você sabe de algo ??
Alguns sim, outros não ??!!
No Bairro do Itaguá na Praça Olavo Bilac (Praça do Cristo) também existe uma linda estátua que leva a imagem de Jesus Cristo, feita na década de 50 por um dos mais importantes empreendedores da história de Ubatuba "Lycurgo Barbosa Querido" que em sua memória tem a criação da imagem como prova de amor ao povo acolhedor de Ubatuba, que o acolheu muito bem ao chegar na cidade as mão de Felix Guisard.
Pois bem voltando a praça e a importante imagem que ela carrega até os dias de hoje, quem não conhece deve conhecer, um quarteirão inteiro de vegetação, espaço para lazer e esporte, cuja não está sendo aproveitado há anos. Em 2011 realizamos um evento chamado Skate na Praça, onde a própria população moradora do bairro se encantou com a proposta de reativar a praça oferecendo esporte, arte, cultura e entretenimento. Pois bem o tempo passou, prefeitos foram procurados, vereadores e nada aconteceu.
Uma das principais justificativas que temos além do embasamento cultural que carrega a imagem de cristo, é o fato da SABESP utilizar o local como base de tratamento de esgoto, e não reverter nada como bem comum a população.
Se há autorização para tal empresa utilizar o local, o mínimo que ela deve ter para com os moradores da cidade e responsabilidade social, deveria zelar pelo espaço, realizando revitalizações não deixando depreciar e principalmente fomentando mais segurança no período noturno com iluminação digna e outros.
Enfim ta lançado o desafio, vamos juntos conquistar o reconhecimento que a praça merece, pois quem ganha é Ubatuba!!
OBS : Cabe informar que a pouca iluminação que a praça possui na atualidade, é devido a realização do evento Skate na Praça (http://www.skatenapraca.blogspot.com) que a organização não exitou em pressionar a gestão municipal da época, que mesmo alegando não ter prazo para processo licitatório, remanejou postes usados que estavam parados no pátio da Secretaria de Obras e instalaram lá para a realização do evento, oque encarretou na iluminação que está lá até os dias de hoje!!!

Veja abaixo a extensão territorial da praça Olavo Bila (praça do Cristo)

Por : Elton Herrerias Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário